Sobre o evento

O III Congresso de Tecnologia da Informação do IFSul Passo Fundo será realizado no período de 1 a 3 de junho de 2023. O objetivo principal é a disseminação do conhecimento com a apresentação de trabalhos científicos, oferta de oficinas, palestras, maratona, jogos, bem como a promoção de um espaço de interação entre a academia e empresas locais. Nesse sentido, destaca-se a realização do 1º IFSul Arena Game e III Maratona de Lógica do IFSul Campus Passo Fundo. Além disso, pretende-se realizar dentro desse evento o III Treinamento em Identificação, Monitoramento e Manejo de Afídeos e Parasitoides em Cereais de Inverno e o III WorkShop: Desenvolvimento de ferramentas para o suporte à tomada de decisão no manejo de afídeos-BYDV em trigo em parceira com a Embrapa Trigo e a Universidade de Passo Fundo (UPF). O público-alvo do Congresso serão estudantes, professores, pesquisadores e técnicos das áreas da informática e ciências agrárias e biológicas. O evento será aberto para a comunidade em geral que poderá entrar em contato com a infraestrutura e conhecer as atividades realizadas no Instituto. As inscrições são gratuitas.

Tópicos de interesse

Computação aplicada

Computação móvel, ubíqua e pervasiva

Internet das Coisas

Visão computacional

Sistemas distribuídos

Segurança em Sistemas Computacionais

Sistemas de Informação

Sistemas operacionais

Arquitetura de computadores

Sistemas embarcados e automação

Modelagem e simulação computacional

Engenharia de software

Banco de dados

Informática na educação

Computação Gráfica

Big Data

Jogos Digitais

Inteligência Artificial

Redes de computadores

Histórico

Nos anos de 2014, 2015 e 2016 foram realizadas, com sucesso, as edições do Simpósio de Informática, com os temas: "A Internet das Coisas", “Big Data” e “Mobile”. Estes eventos, tiveram em média aproximadamente 300 pessoas participando das atividades em cada edição. Além disso, foram submetidas uma grande quantidade de trabalhos científicos, oriundos dos mais variados estados do Brasil. Como conferencistas, comparecerem profissionais de empresas reconhecidas internacionalmente como a IBM e BI do Brasil e de universidades tais como PUCRS, UFPE e UFRGS. Em 2018 e 2019 foram realizadas as duas primeiras edições do Congresso de Tecnologia da Informação IFSul Campus Passo Fundo, com o tema "Computação Aplicada". Essas duas últimas edições tiveram a mesma média de participantes, 22 artigos científicos selecionados para apresentação em 2018 e 16 artigos em 2019, inúmeras palestras e oficinas ofertadas, promovendo a integração com outras instituições de ensino, associações, empresas e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Coordenação geral

Telmo De Cesaro Júnior